sexta-feira, 23 de julho de 2010

Moda, é planejamento!



Hoje vamos falar sobre um assunto bem comum as pessoas que atuam na área de Moda – Planejamento de Coleção. O planejamento de coleção, no meu ponto de vista, é uma das áreas mais interessantes que o estilista pode atuar. É o momento que de fato pomos a “mão na massa”, digamos assim. Quando muitos chegam às lojas vêem vitrines lindas, aráras atraentes e produtos que fazem você esquecer o orçamento do mês, tudo isto é resultado de muita pesquisa e planejamento para persuadir o consumidor a comprar! O planejamento de coleção na verdade é a segunda fase deste labirinto, pois a primeira é, como já disse, a pesquisa.


No planejamento de coleção o estilista deve fazer a fusão entre a pesquisa e a idéia de coleção. Tudo começa com os fornecedores, eles lhe dirão o que estão ofertando em matéria de novos tecidos, estampas e texturas. Dependendo da empresa, se ela trabalha com estamparia própria tudo fica como idealizado pelo profissional, no entanto, como isto não é realidade de todas as empresas a idéia é adaptar o que o mercado oferece a idéia almejada para a coleção. 


Após definido os tecidos, escolhe-se aviamentos e acessórios então é hora de rabiscar! Os trabalhos com croquis ou até desenhos computadorizados devem sempre esta acompanhado de um painel de imagens. O painel tem uma função primordial para o estilista, ele é um mapa de todas as idéias, imagens e matérias que ao longo da pesquisa você acumulou para a produção da coleção. É uma fonte inestimável de inspiração!


Pensar... Pensar... Pensar... Desenhar... Amassar... Recomeçar até chegar onde se deseja! Definir aonde se quer chegar é bem complexo! O estilista, em sua maioria, é dotado de uma sensibilidade não tão comum, devendo ser muito intuitivo para pensar como seu consumidor! Depois de aprovado os rabiscos vem à pilotagem. A pilotagem é crucial para coleção, pois através dela é possível fazer ajustes ou não, e em outros casos descartar a idéia por motivos de produção, custo ou complexidade! Depois de aprovada vem a produção, produção de Moda, site, catálogo, lançamento de coleção, lojas e por fim o guarda roupas do consumidor final! 


O bom de trabalhar com moda é a sensação de liberdade em termos de criação e inspiração que se tem! Tudo, absolutamente e absurdamente tudo, é motivo de criação! A mente se vicia e dependendo do ritmo de criação ela se mantém na inércia daquele estado de “espírito”.  Desde uma música, uma poesia ou até uma situação pode se materializar em peças de uma coleção! É como manter-se eternamente criança em um mundo paralelo aos demais!


Tatiane Felinius!